Guia prático para a destruição da democracia

jornal aveiro

Caciquismo, carreirismo, oportunismo. É o temor maligno da democracia. A forma como grupos organizados tomam conta dos partidos, com métodos ilegais e transversais. O modus operandi é sempre o mesmo: militantes inscritos em barda e repentinamente, com a mesma morada e número de telefone, quotas pagas à pressa e em bloco. Os casos são inúmeros e ocorrem um pouco por todo o país e em todos os partidos políticos.

São verdadeiros bandos de assalto ao poder. Começam nas jotas, transportam os cúmplices para o partido. Tomam a secção, depois a concelhia, chegam à distrital e o resultado já se sabe. Ocupam as listas para deputado, chegam a ser Secretários de Estado e Ministros, ou “ficam-se” pelas empresas e organismos do Estado.

O mais recente escândalo aconteceu no assalto à distrital de Aveiro do PSD: para destronar o anterior presidente, que contava com Luís Montenegro como mandatário e que denunciou o caso, foram inscritos subitamente centenas de militantes, transformando a distrital na segunda maior do país a seguir à do Porto.

Só em Ovar foram inscritos 418, 271 na freguesia de Esmoriz. 80 residiam na mesma rua e 121 militantes partilhavam 3 números de telefone. O resultado foi conseguido: Salvador Malheiro arrumou assim a concorrência e foi eleito presidente.

Nenhum partido está livre deste tipo de expediente. Os assaltos ao poder desvirtuam a democracia interna e a liberdade dos militantes, eleitores e cidadãos. Muitas situações estão na esfera da justiça, mas a maioria dos autores morais e beneficiários últimos destas fraudes conseguem passar incólumes às malhas das investigações e lá vão cumprindo os seus mandatos obtidos de forma ilícita sem que ninguém os incomode.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s